domingo, 11 de setembro de 2011

verdadeiro 11 de Setembro: chileno

Interessante colocar na balança o destaque que nossa grande (e velha) mídia dá para o 11 de Setembro americano, e o 11 de Setembro chileno.

Se por um lado, o 11 de Setembro americano foi chocante pelas imagens, e representou um marco para a era da informação, por outro lado, o 11 de Setembro também representa um atentado terrorista, um atentado terrorista contra a democracia, que culminou no Golpe de Estado de 1973, contra o Governo socialista de Salvador Allende, eleito democraticamente pelo povo, que conseguiu significativos avanços sócio-econômicos.

Mas de fato, não se pode cobrar que o cruel Golpe chileno, financiado pelo Tio Sam, seja lembrado e discutido por uma mídia golpista, tendo na Globo seu principal símbolo. Globo esta, que foi concedida a Roberto Marinho, pelas mãos de militares, que chegaram ao poder pelo golpe de 1964, também financiado pelos Estados Unidos. Relembrar o golpe chileno representa lembrar as conquistas socialistas destruídas no Chile, relembrar também, as ditaduras sul americanas financiadas pelos Estados Unidos, e nos fazer chegar à conclusão de que, afinal, os Estados Unidos não simboliza nem um pouco a democracia, pelo contrário, simbolizam a tirania, tirania essa que eles dizem lutar contra.

11 de setembro e o terrorismo no Chile
Por Augusto Buonicore: http://altamiroborges.blogspot.com/2011/09/11-de-setembro-e-o-terrorismo-no-chile.html

Chile - 11 de Setembro de 1973: http://naoapaguemamemoria2.blogspot.com/2007/09/chile-11-de-setembro-de-1973.html

Nenhum comentário: