quinta-feira, 12 de abril de 2012

Em Natal, não dá pra ser cidadão

De modo geral, o cidadão, genuinamente falando, se aborrece, ou se inquieta quando fica diante de irregularidades em seu meio. Quando esse cidadão se depara com essas situações, ele mesmo tenta fazer algo, ou busca os órgãos responsáveis.

Em Natal, buscar órgãos competentes é bastante complicado, primeiramente, porque são raros, ainda mais durante a aberração eleitoral chamada "Administração Micarla de Sousa", em segundo lugar, porque as dificuldades de buscar esses órgãos, muitas vezes são imensas. Em Natal, temos o exemplo dos "buracos de Natal", que diante de uma postura incompetente e inerte dos órgãos responsáveis, muitos moradores tiveram, eles mesmos, que tapar os buracos de suas ruas.

Há várias semanas, na Rua Professor Manoel Vilar, a rua que fica ao lado da Fiat Pontanegra, que desemboca na Avenida Roberto Freire, venho presenciando, nos horários de pico que, simplesmente, os motoristas não respeitam a mão dupla da rua. Seria digno, heróico e até emocionante, se tamanha pressa, que leva os motoristas a cometerem uma infração tão grave e perigosa, fosse para salvar o mundo, mas não é. Trata-se de um espírito egoísta e corrupto.

Já presenciei cenas absurdas, por exemplo, quando um ônibus no sentido normal quase bateu de frente com um carro de passeio, que vinha na contra mão. Hoje, voltou a acontecer, tive que pegar tal rua, e mais uma vez, tive raiva. Um taxi que pegou a contra mão, parou ao meu lado, aproveitei o vidro aberto do taxista apressado, e perguntei se ele não sabia que era contra mão. Ele disse, ironicamente, que não. Falei, também ironicamente, ser bela a pressa dele para salvar o mundo.

Desde que comecei a presenciar essas cenas, tentei fazer a denúncia na página da prefeitura (http://www.natal.rn.gov.br/ouvidoria/), em vão, pois o site dizia que meu e-mail é inválido, talvez só se for para essa página, ou para esse fim. Durante esse tempo, tentava ligar para o número que consta nos carros da SEMOB - 156 - e foi sempre em vão. Hoje resolvi ligar para a polícia, e quando informei ao policial que tentei contato pelo 156, ele riu, disse que esse telefone não funciona, e me passou o número 3232-9144. Feliz, resolvi ligar achando que ajudaria a resolver o problema, mas às 18:20, ninguém atendeu. Provavelmente porque a partir das 18 horas o trânsito de Natal não exija maiores cuidados.

Em Natal, não dá pra ser cidadão.

Nenhum comentário: