quarta-feira, 28 de julho de 2010

amor e burocracia

Entendo que, o namoro, e mais ainda o casamento, nada mais é do que a burocratização do sentimento, que por vezes nem é amor, uma vez que as pessoas insistem em confundir-lo com uma mera paixonite aguda.

Pensei no termo "oficialização" ao invés de "burocratização", mas o sentimento é oficializado na medida em que passa a existir e é posto em prática. E que amor pobre seria esse, se precisasse de um mero status para ser legitimado.

Ao meu ver, quando a pessoa é livre para amar, ela encara o sentimento como uma "diversão", um "hobby", ela exercita o sentimento porque gosta. Quando namora ou casa, a pessoa passa a encarar o sentimento como um "trabalho", ela exercita seu sentimento porque vive envolto num relacionamento que cobra esse exercício. E convenhamos, fazer as coisas por diversão, é muito melhor do que por obrigação.

4 comentários:

Ela disse...

eu acho divertido namorar! rsrsrs e como me divirto! auheeuheueu mas entedo o que vc disse...

Mme. Frigi disse...

É fundamental estar com alguém porque é bom, porque faz bem e porque você se diverte fazendo isso. No meu caso, o que tenho contra o casamento, é ter que assinar um contrato de união, e ter que fazer uma festa que mais me parece uma cerimônia para mostrar para os outros que você está com alguém.

Nesse ponto eu creio que o namoro pode ser diferente do casamento. Por se tratar de uma união informal, a escolha se baseia apenas em sentimentos, e você pede alguém em namoro porque você tem certeza que é só aquela pessoa que te deixa com borboletas no estômago.

No momento que as pessoas usam o namoro como maneira de se acomodar, ou apenas para mudar o status da rede social, enfim, quando o namoro é motivado por qualquer coisa que não seja puramente amor, perde completamente o sentido e a essência.

Da mesma maneira, ainda acredito naquelas pessoas que se juntam, de alguma maneira, só pra poder passar os dias ao lado de quem faz o coração bater bem rápido.

Maíra D disse...

os termos namoro e casamento não são nada mais que status sociais. você ter que mostrar pros outros que ta num relacionamento.
sei lá, acho que se você quer estar com uma pessoa não precisa dessas imposições, dessas obrigações. é aproveitar o sentimento de hoje e caso ele exista amanhã, aproveita amanhã e assim vai... fora que isso tem que ficar só entre as partes interessadas. ostentar provoca cobiça. x)

Leonardo disse...

Concordo em gênero e grau com a Maíra.