quarta-feira, 27 de abril de 2011

oposição em frangalhos e crise na Europa

Ontem Carol pediu uma sugestão de um blog para ler, brincando, sugeri o meu. Ela disse que queria um com um teor mais político. De fato, comento pouco sobre política por aqui, mas hoje, vamos lá, gostaria de falar sobre duas coisas: a crise na Europa e o esfacelamento da oposição no Brasil.

Colocando os assuntos em dia com meus grandes amigos que deixei em Portugal, um deles está morando em Luxemburgo. Entre outras coisas, confirmei que, de fato, a terrinha vai mal das pernas economicamente. Com muito orgulho, disse a eles que os oito anos de governo de esquerda com o Lula fizeram muito bem ao Brasil. Diga-se de passagem, enquanto uma parte considerável da Europa, EUA e demais países que adotam modelos neoliberais, passam por dificuldades econômicas, a América do Sul e seus governos de esquerda, nunca gozaram de um momento de soberania tão bom. Já não nos curvamos para ninguém.

Em relação ao nosso governo, o que mais me preocupa é justamente a oposição. Oposição essa, que agoniza. Chega a ser engraçado como os caras estão sendo trucidados. O DEM rasteja, e o PSDB vive uma verdadeira guerra interna, que vai combalindo as estruturas do partido. Já o PiG - Partido da imprensa golpista - também já não vive mais dias de glória. A Globo vê seu ibope cair a cada dia, e a revista (Não) Veja implora por assinantes. Apesar de achar engraçado isso tudo, fico preocupado com falta de uma oposição inteligente, que ajude o Governo a não cair em vícios nem em acomodações, cobrando-o de forma sensata e responsável (coisa que não vemos há quase uma década).

Nenhum comentário: